Frequência Gibi

Aos fãs de HQ’s, uma boa notícia: o programa “Frequência Gibi” está no ar.

Nele, roteiristas, ilustradores e consumidores se reúnem em um bate-papo sobre processo criativo, formação, mercado e distribuição de quadrinhos.

E nada melhor do que gente experiente para conduzir essa conversa, afinal pessoas por HQ’s conversam com Eron Villar e Fábio Paiva sobre o universo de quadrinhos e afins.

Entre os convidados que já receberam em Frequência Gibi, estão Gian Danton, que trabalha com quadrinhos na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); Odin (Orlando) e Iolanda, representantes da Banca Guararapes, que existe há 50 anos no centro da Cidade do Recife e Dandara Palankof, mestre em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba, coeditora da revista Plaf – focada no universo das HQs, já em seu quarto número -, e tradutora de histórias em quadrinhos para diversas editoras.

Conheça os responsáveis pelo Frequência Gibi

Eron Villar é ator, diretor teatral, iluminador, dramaturgo e roteirista de Histórias em Quadrinhos.

Com 23 anos de carreira artística, Eron é graduado em Licenciatura em Educação Artística – Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Além de contar com uma MBA em Gestão de Eventos pela Faculdade UnyLeya Brasília.

Certamente, seu campo de atuação permeia o universo de HQs, onde escreveu a série “A Noiva”, inspirada na Revolução Pernambucana de 1817, em parceria com Thony Silas e a série sci-fi “Cérebro”, com o ilustrador carioca Carlos Eduardo Cunha.

Já Fábio Paiva é doutor em Educação, especialista nas relações entre Quadrinhos e Educação.

No campo acadêmico, atua há 10 anos como professor e pesquisador em Quadrinhos na Educação. Assim também sendo autor dos livros “Educação e Violência nas HQs de Batman”, publicação de sua dissertação de mestrado, e “Histórias em Quadrinhos na Educação”, material de sua tese de doutorado. É criador do “EduQuadrinhos”, projeto que busca aproximar as HQs das práticas educativas.

Então já sabe, né? Frequência Gibi às sextas-feiras, às 20h30. Reprises aos domingos, 20h30