La hora de México

La hora de México é realizada por cortesia de Radio Educación de México, que há 95 anos apoia a educação e difunde com a cultura mexicana. Ela conterá sempre duas meias horas: as selecionadas para a estreia foram duas series musicais, através de sua universalidade: Canciones de México e Caracol.

Canciones de México

La hora de México tem a pesquisa e direção musical do professor Daniel García Blanco e a guia histórica e musical de Tehua.

No programa é feito uma tour pela história do México, através da música popular, principalmente as canções que foram compostas nos diversos períodos históricos.

Com a pesquisa e direção musical do professor Daniel García Blanco e a guia histórica e musical de Tehua, nesses programas é feito um tour pela história do México, através da música popular, principalmente as músicas que foram compostas nos diversas períodos históricos, desde o grito de Dolores de 1810, a época de Santa Ana, a Reforma com Benito Juárez, o romantismo, o alvorecer do século XX e a valsa.

Também exibe o início e o desenvolvimento da Revolução Mexicana, até os dias atuais. Contém apresentações musicais de Tehua, Amparo Ochoa, Oscar Chávez, Agustín Lara, entre outros.

Caracol, um passeio pela memória de som (2001)

Esta série documenta as condições de conservação em que são encontradas
algumas das fontes sonoras mexicanas, entre eles os principais problemas que enfrentam; entre eles: os desafios e a importância de processos documentais para a preservação de fonogramas.

Da mesma forma, destaca-se a importância da proteção de documentos
sonoros  como literatura nas vozes de escritores relevantes, música, tradição oral, sons, programas de rádio, entre outros.

Acompanhe na Radiocracia Já! todo domingo, às 22:00 as 23:00.